quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Backup o que é isso?


Cópia de Segurança de Arquivos, é importante Sempre fazer?


Já parou para pensar que parte de sua vida está guardada em um computador? Vários momentos inesquecíveis registrados em fotos digitais, horas e horas de trabalho depositados em um documento texto, vídeos mostrando parte da vida de sua família, diversas mensagens por e-mail.

Todos esses momentos estão bem guardados? E se por acaso eles simplesmente sumissem de sua vida? O que aconteceria com você?
Pois é. Provavelmente 99% dos usuários não guardam uma cópia de seus arquivos importantes!

Ou o conhecido “BACKUP” E. De um dia para o outro, simplesmente todos esses arquivos podem sumir em um passe de mágica.

Pronto! Acho que agora você está convencido da importância do backup, não?

O HD é um lugar seguro para guardar meus arquivos?

Sim, o HD é um local seguro, mas como todo equipamento eletrônico e mecânico, pode apresentar problemas, que pode ser desde um simples bad block (pequena falha em uma gravação) até a perda total dos dados!

Quais são as principais causas de perda de dados?

São várias. Podemos dividir em três categorias: problema de hardware, software e externos.

Problemas de hardware acontecem quando a parte mecânica e/ou eletrônica apresenta problemas. Normalmente, ocorrem por causa de picos de energia ou quando derrubamos o disco (principalmente em notebooks). ou também por cansaço do Disco Rígido.

Já problemas de software acontecem quando um vírus ou algum outro programa apaga todos os dados sem a interferência do usuário. Também podemos ter perda de arquivos quando o sistema operacional trava ou quando algum arquivo aparece corrompido. Também pode ocorrer do usuário simplesmente deletar seus arquivos por acidente, este último, já vi acontecer muito em todos os meus anos de experiência.

Problemas externos são quando alguém rouba seu HD (furto de note book, por exemplo), quando seu computador passa por uma enchente ou incêndio ou quando alguém inadvertidamente apaga seus arquivos.

Ok! Não vou conseguir dormir até fazer o backup dos meus arquivos! Como devo proceder?

Para começar separe uma pasta com todos os arquivos que devem possuir uma cópia de segurança, principalmente fotos, trabalhos, e-mails e vídeos pessoais. Arquivos que podem ser baixados da internet ou criados novamente podem ou não entrar nessa pasta, dependendo do espaço disponível para a cópia de segurança. Separando tudo isso agora veja o tamanho que deu, agora pegue Mídias de DVD suficiente para todos os arquivos, existem hoje mídias de DVD 9.5 Gigas, também temos programas que fazem uma cópia perfeita do seu disco rígido ou seja, se algo acontecer basta reinstalar está copia que seu computador volta a ser o que era, como exemplo posso aconselhar o “NORTON GHOST” excelente programa, em breve estarei postando aqui como usa-lo. Bom depois de ter feito a cópia de segurança basta você guardar em um lugar seguro.
A preguiça é um dos principais inimigos do backup atualizado. Deixar tudo em uma única pasta facilita a operação, ajudando a executar a cópia com maior frequência. Afinal, não adianta nada você ter uma cópia de segurança de três meses atrás de uma planilha de gastos que você atualiza todos os dias, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.