sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Acrescente memória ao seu notebook

Um guia para trocar a memória e dar uma incrementada no desempenho de seu computador portátil

Ao contrário dos micros de mesa, que permitem o upgrade de grande parte dos componentes, os notebooks só permitem que o usuário atualize dois itens de hardware: memória e disco rígido. Se você está pensando em dar uma turbinada em seu micro portátil, confira, a seguir, um roteiro para acrescentar memória ao portátil. Primeiro, para descobrir se o upgrade é possível — e se vale a pena. Depois, para pôr mãos à obra.

1) PRIMEIROS PASSOS
Antes de qualquer coisa, você precisa ler o manual do notebook para saber qual o máximo de memória que ele suporta. Se, por exemplo, o máximo é 1 GB e o micro já tem essa quantidade instalada, fim de conversa. Outra informação fundamental que você precisa ter é o tipo de memória requerido pelo notebook. Para saber isso, você pode recorrer a um utilitário como o freeware PC Wizard 2008 ou o Evereste, Facilmente encontrado em qualquer site de download.

Basta rodá-lo no notebook para saber, além do tipo de memória instalado, o número de soquetes, e quantos estão vazios. A idade da memória é outro problema. Os tipos mais antigos — por exemplo, o DDR — tendem a custar mais que os atuais (DDR2, DDR3), o que também pode inviabilizar o upgrade. Se é para adquirir esses componentes a preço de ouro, faz mais sentido pensar num notebook novo. Vale lembrar que as memórias de notebooks são do tipo SODIMM e têm aproximadamente metade do tamanho daquelas usadas nos micros de mesa.

2) SLOT POR SLOT
Passemos agora ao que pode dar certo. Você já sabe a memória máxima suportada pelo notebook e o tipo de memória. Se houver slots livres, você só precisa adquirir os módulos adequados. Eles vão trabalhar ao lado dos outros já instalados. No entanto, é possível que você enfrente a seguinte situação. A capacidade máxima é de 2 GB e só existem dois slots, cada um com 512 MB. Então, o aumento de memória só será possível mediante a troca dos dois pentes existentes por outros de 1 GB. Nesse caso, a melhor alternativa — se houver essa chance — é tentar fazer um “rolo” com o fornecedor das peças novas, para que ele fique com as suas e lhe dê um desconto. Situação idêntica ocorre quando há somente um soquete na máquina.

3) MEMÓRIA NA MÃO
Agora é hora de pôr as mãos na massa. Desligue o notebook, desconecte-o da tomada, remova a bateria e, antes de tocar em partes internas, descarregue-se de eletricidade estática pode ser em qualquer material metálico com tamanho rasoavel, tipo o gabinete de um computador de mesa, segure por uns 20 segundo e pronto. Alguns notebooks dão acesso fácil ao compartimento de memória. Basta usar uma chave Phillips para remover a tampa no fundo do computador. Para ocupar menos espaço, nos notebooks, os pentes de memória ficam em posição inclinada. Se for preciso remover algum pente, afaste as travas laterais de fixação nas duas extremidades, e solte a peça.

Para instalar, insira o pente no soquete, segurando-o com as duas mãos. O encaixe correto é sinalizado por um som metálico — um "tlec". Em algumas máquinas, especialmente as mais antigas, o acesso não é tão simples. Às vezes é preciso remover toda a parte inferior do notebook para alcançar a área das memórias. Após a instalação, ligue o micro e verifique se os novos módulos foram bem aceitos. No Windows, acione click com o botão direito do mouse em (Meu) Computador ; Propriedades e veja se o sistema reconheceu o total instalado. Ou então rode outra vez o PC Wizard ou Everest. Se o módulo não for reconhecido, desligue a máquina, remova o pente e reinstale-o.
Até a Proxima pessoal.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.