segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Computador de marca ou montado?

É comum encontrar no mercado computadores fabricados por empresas conceituadas, como HP, Lenovo, Semp Toshiba e Dell. Muitos se perguntam se vale a pena adquirir computadores dessas marcas ou se é melhor comprar máquinas montadas em lojas ou ainda por técnicos que oferecem este serviço.

Os PCs de marcas conceituadas são projetados por engenheiros especializados, que combinam as peças do computador de forma que este obtenha o máximo de desempenho aliado a um custo aceitável. Assim, geralmente não é preciso se preocupar com aquecimento do processador ou da placa-mãe, por exemplo, já que o interior do computador é devidamente ventilado. Por causa dessas características, essas máquinas tendem a ter menos problemas do que os computadores montados indiscriminadamente em lojas. Ainda há o fato de o suporte dessas empresas, em geral, ser eficiente. Por outro lado, o usuário nem sempre pode definir uma configuração desejável e acaba tendo que aceitar algo pré-determinado pelo fabricante. Além disso, muitos desses computadores são obrigatoriamente acompanhados do Windows. Acontece que há usuários que preferem comprar um PC sem sistema operacional para instalar o Linux para essa tarefa.

Outro fator a se considerar é o preço. O custo dos computadores de marca antigamente era muito mais elevado que os PCs montados em loja, mas incentivos fiscais no Brasil e melhor entendimento do mercado local por parte dos fabricantes fizeram com que o preço desses equipamentos caísse muito. Assim, talvez valha a pena comprar um PC "de marca" se você quiser aproveitar essas vantagens.

Há alguns anos, os computadores "de marca" eram mal vistos porque só aceitavam peças de determinados fabricantes, o que dificultava um upgrade ou um reparo. Hoje em dia, isso raramente acontece. Por isso, para o usuário doméstico, computadores de marca podem ser realmente interessantes. Mas se você é do tipo que prefere personalizar ao máximo o seu computador e quer gastar considerando ao máximo a relação custo-benefício, os computadores de lojas podem ser a melhor opção, pois muitas permitem que você escolha as peças desejadas, não obrigam a compra de um determinado sistema operacional e geralmente possuem preços negociáveis. Porém, deve-se considerar que o risco de haver problemas oriundos de falta de especialização técnica é um pouco maior, assim como é necessário conhecer bem os dispositivos que serão adicionados ao computador para não comprar "gato por lebre". Para evitar problemas, procure por lojas confiáveis ou Técnicos Capacitados para tirar suas dúvidas. Ligue e faça sua pesquisa 35 - 9944-2582 Carlos Oliveira.

Um comentário:

  1. Computador montado nunca mais, dos três que tive os dois primeiros foram montados em lojas diferentes e ambos deram problema sério (queima de peças) ainda na garantia fora a instabilidade e travamentos por causa de memórias genéricas e placa mãe de baixa qualidade. O terceiro micro que é de marca nunca deu o mínimo problema e já tem 3 anos de uso.
    Sem falar no atendimento que é um na compra e outro bem diferente na hora de acionar a "garantia" deles. Essas lojas estão agonizando e se sempre usaram peças genéricas/contrabandeadas agora fazem isso mais do que nunca pois não têm preço para enfrentar os micros de marca que são muito melhores e só usam peças de primeira qualidade. Quando comprei meu terceiro micro, na internet, fiz uma cotação de uma configuração igual numa loja que monta máquinas e a deles ficava "só" 300 reais mais caro. Precisa dizer mais alguma coisa?

    ResponderExcluir

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.