quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tipos de Memórias

Conheça os tipos de memórias que existem e quais as diferenças entre elas..
Bom Primeiro de tudo o que é a memória RAM???

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas O nome não é verdadeiramente apropriado, já que outros tipos de memória (como a ROM) também permitem o acesso aleatório a seu conteúdo.

Tipos de Memórias

Padrão

Número de vias

Tensão de alimentação

Comentários

DDR2

240

1,8V


DDR2 SO-DIMM

200

1,8V

padrão para notebooks.

DDR

184

2,5V


SDR

168

3,3V



SIMM

Os primeiros módulos de 30 pinos costumavam ter 256 KiB ou 1 MiB de memória.Um SIMM, ou Single In-line Memory Module, é um tipo de módulo de memória contendo RAM usada em computadores do início da década de 1980 até fins da década de 1990. Diferencia-se do DIMM (Dual In-line Memory Module), o módulo de memória predominante nos dias de hoje, pelo fato dos contatos em um SIMM serem redundantes em ambas as faces do módulo. Os SIMMs foram normatizados pelo padrão JEDEC JESD-21C.

DIMM


DIMM - Dual Inline Memory Module (Módulo de memória com duplos contatos ou linhas), encapsulamento, é um dos tipos de memória DRAM. As memórias DIMM estão divididas basicamente em dois tipos: as SDR SDRAM e DDR SDRAM. São classificadas também de acordo com a quantidade de vias que possuem, por exemplo, a SDR SDRAM que possui 168 vias e a DDR SDRAM que possui 184 vias. Ao contrário das memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente, e daí lhes vem o nome (DIMM é a sigla de Dual Inline Memory Module). São módulos de 64 bits, nao necessitando mais utilizar o esquema de ligação das antigas SIMM's(Single Inline Memory Module), a paridade.São comuns módulos de 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB, 2GB, A memória SDR SDRAM é popularmente chamada somente de DIMM, já a DDR SDRAM que tambem é memória DIMM é conhecida popularmente por DDR, então são dois tipos de memórias DIMM, abaixo um pouco sobre a DDR.


DDR SDRAM

Memória DDR de 184 pinos DDR SDRAM ou double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência ) é um tipo de circuito integrado de memória utilizado em computadores, derivada das muito conhecidas SDRAM e combinada com a técnica DDR, que consiste em transferir dois dados por pulso de clock, obtendo assim, teoricamente, o dobro de desempenho em relação a técnica tradicional de transferência de dados quando operando sob a mesma freqüência de clock.

Percebe-se que o nome do módulo de memória já se refere a taxa de trasferência por Segundo Ex: PC-3200 significa que a taxa de trasferencia desse módulo é 3200 Megabytes por Segundo, se quisermos descobrir qual o nome padrão da memória apenas usando o nome do módulo tambem é simples, basta dividir o Nome do Módulo por 2 e depois dividir por 4, ex: vamos usar o módulo PC-3200, vamos aos cálculos: 3200 / 2 = 1600, 1600 / 4 = 400, sendo assim essa memória é uma DDR-400. outro exemplo, agora usando o modulo PC-2400, vamos calcular: 2400 / 2 = 1200, 1200 / 4 = 300, então chegamos a conclusão que esse módulo de memória é uma DDR-300, você tambem pode fazer o processo reverso caso precise.


DDR2 SDRAM

DDR2 SDRAM é o acrónimo de Double Data Rate 2 Syncronous Dynamic Random Acess Memory. Dual In-line Memory Module significa que os módulos fazem contatos pelos seus dois lados, em contraste aos antigos módulos SIMM (Single In-line Memory Module). Syncronous Dynamic Random Acess Memory significa que a memória possui acesso aleatório síncrono e dinâmico. O termo sincronia é utilizado para indicar que a memória e processador possuem clocks coincidentes, o que faz aumentar o desempenho em comparação com a antiga tecnologia EDO em 25%. O termo dinâmica é uma referência à estrutura dos chips, que são formados por uma matriz de capacitores que precisam ser recarregados constamente. Double Data Rate significa que o tráfego é de dois dados por pulso de clock. O número 2 simboliza o conjunto de melhorias do novo padrão.


DDR3 SDRAM

é uma melhoria sobre a tecnologia precedente DDR2 SDRAM. O primeiro benefício da DDR3 é a taxa de transferência duas vezes maior que a taxa da DDR2, de modo que permite taxas de barramento maiores, como também picos de transferência mais altos do que as memórias anteriores.

Não há redução significativa de latência (diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis), já que isso não é uma característica da interface. Adicionalmente, o padrão DDR3 permite que um chip com capacidade entre 512 megabits e 8 gigabits use um módulo de memória de 16 gigabytes de maneira eficaz. Porém, cabe salientar que DDR3 é uma especificação de interface DRAM; ou seja, os atuais slots DRAM que armazenam os dados são iguais aos dos outros tipos de DRAM, e têm desempenho similar.

E em breve teremos DDR4 A nova tecnologia para módulos de memória DRAM já está em desenvolvimento pela Samsung. O novo padrão DDR4 foi anunciado em documento oficial pela fabricante, que afirma usar a tecnologia de 30 nm no processo de construção dos novos componentes. É só aguardar Rssssss



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.