terça-feira, 6 de novembro de 2012

Há 17 anos, o Windows 95 era lançado

 
O Windows 95 foi um dos primeiros sistemas operacionais a trabalhar com base em uma interface gráfica, algo que revolucionou a história da computação pessoal. Os sistemas anteriores da Microsoft, Windows 3.1 e 3.11, este voltado somente a grupos de trabalho, funcionavam em um ambiente de textos, o MS-DOS – e traziam a interface gráfica como um “algo a mais”, uma espécie de assistente.
Porém, com o Windows 95, tudo trocou de lado, com a interface visual se tornando a cara do SO. E, entre polêmicas e acusações de plágio vindas da Apple, o fato é que o sistema operacional trouxe inovações sem precedentes.
Todas as novas ferramentas apresentadas pelo software da Microsoft, como o novo “Menu Iniciar” ou a chegada das “Barras de Tarefas”, transformaram a usabilidade do computador, tornando o acesso aos programas mais fácil e amigável para os leigos que, na época, eram a grande maioria da população. Tanto é que algumas características são utilizadas até os dias de hoje.
O sucesso do Windows 95 também pode ser traduzido em números: se a Microsoft gastou mais de 300 milhões de dólares em publicidade, o SO, com certeza, trouxe o retorno esperado. Segundo algumas consultorias, ele vendeu cerca de 40 milhões de licenças em todo o mundo, rendendo à companhia nada menos do que US$ 8,8 bilhões.
Reportagem da época, Jornal Nacional:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo seu Comentário ou pergunta em breve irei respondê-la.